A utilização de sistemas web são importantes aliados para a gestão e monitoramento ambiental mais eficientes. Esse é o tema de um workshop realizado nessa terça-feira, 15, na Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades). Representantes da Fundação Euzute, instituição que desenvolve projetos para órgãos públicos, apresentaram soluções tecnológicas para a gestão ambiental.
Segundo José Luís Gaffrée, gerente executivo de mercado da Fundação Euzute, as informações ambientais serão inseridas em plataformas tecnológicas e agrupadas em um portal ambiental “Nós já temos um modelo de plataforma desenvolvido que pode ser configurada de acordo com as necessidades do Tocantins”, explica.
De acordo com Maria Amélia Maciel, coordenadora de Informações e Inteligência Ambiental da Semades, o sistema atende as demandas por informações de problemas ambientais referentes à preservação de florestas e biodiversidade, gestão de recursos hídricos e licenciamento ambiental.
Para o coordenador de Licenciamento Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Henrique Oliveira, o sistema ajuda a resolver as dificuldades do órgão. “O objetivo é facilitar e agilizar os procedimentos de licenciamento ambiental, liberando os nossos servidores para as atividades de monitoramento e fiscalização”, completa.
Fonte: Governo