O governo do Tocantins está investindo cerca de R$ 91 milhões de reais na gestão e execução da Rede Cegonha e na implantação de Centros de Parto Normal, as CPNs. O investimento visa ampliar o processo de humanização do parto no estado, além de reduzir os índices de óbito de mães e bebês.
Em Palmas, a ação é desenvolvida no Hospital Dona Regina. De acordo com a coordenadora da Equipe Matricial de Humanização do hospital, o parto humanizado não diz respeito a um tipo de parto, normal ou cesareano, mas a um processo onde a mãe tem o direito de conhecer e escolher o parto que desejar, levar um acompanhante e fazer com que esse momento seja o mais natural possível.
Ela conta ainda que o Hospital Dona Regina já se tornou referência nacional em procedimentos de parto humanizado.
A dona de casa Neide Moreira teve bebê na semana passada e aprovou o atendimento.
O hospital também tem a política de apresentar a estrutura para as futuras mães. A gestante Sabrina Ogawakumatsu está com parto previsto para novembro, mas já foi visitar o hospital.
O Hospital Dona Regina realiza em média 400 partos por mês e recebe de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, as mulheres que desejam conhecer o local antes do parto. A visita é importante para a gestante conhecer a equipe que vai atendê-la e se familiarizar com a estrutura do hospital.
Fonte: Governo do Estado