PSDB – TO

Há 6 anos, Lula exaltava a Standard & Poor’s

lula-foto-valter-campanato-abr-300x218Brasília (DF) – Em abril de 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou as qualidades da agência de classificação de risco Standard & Poor’s, quando ela conferiu ao Brasil o título de grau de investimento. Porém, agora, a equipe da presidente Dilma Rousseff teve reação oposta com críticas ao rebaixamento, definido pela S&P, colocando em xeque sua credibilidade , como ressalta o jornal Estado de S. Paulo na sua edição desta quarta-feira (26).

Na ocasião, Lula afirmou, concedida à TV Cultura logo após o anúncio da S&P, há seis anos que: “Primeiro, nós temos que ter uma euforia comedida, porque o jogo tem muito tempo pela frente e nós sabemos que estamos construindo um processo de macroeconomia neste País que vai levar algum tempo ainda para a gente poder estar consolidado definitivamente como uma grande nação e como uma grande economia”.

O presidente recorreu a uma de suas tradicionais metáforas, comparando a figura de dois trabalhadores. Um deles é um homem comportado, que cuida da família, paga o aluguel e não tem vícios.

“Esse é o investment grade”, explicou Lula. O outro recebe o dinheiro, torra tudo em mesa de jogo ou bebe demais e está quebrado. “Então, era assim que era o Brasil. O Brasil estava quebrado, não tinha credibilidade. Todo mundo lembra quanta faixa tinha aqui, da dívida externa. Cada vez que ia em um lugar era: ‘Fora FMI’, Acabou isso. Acabou!”, disse o presidente, exaltado. A euforia com a S&P também acabaria, quase seis anos depois.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *