PSDB – TO

Humanização hospitalar melhora atendimento a pacientes e acompanhantes durante internação

Programa busca dar mais conforto e atenção a pacientes e acompanhantes no HGP
Programa busca dar mais conforto e atenção a pacientes e acompanhantes no HGP

Maneira de amenizar o período de internação para pacientes e acompanhantes , o programa de humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP) leva orientação e conforto aos usuários da unidade de saúde. São ações simples, como dispensar alguns minutos para uma conversa, que fazem o diferencial no tratamento dos doentes. De acordo com o departamento de humanização do hospital, os resultados do trabalho humanizado surtem efeito não só aos usuários, mas também junto às equipes que trabalham no atendimento do HGP.

Conforme a coordenadora do setor de humanização do Hospital Geral de Palmas, a psicóloga Cláudia Messias, o trabalho é feito de maneira continuada, através de programas específicos, mas também pontualmente por meio da identificação de demanda junto aos pacientes. “A humanização atua com forte senso de responsabilidade social, através de ações que visam um atendimento mais humano”, pontuou.

Desta forma, as ações do setor de humanização são desenvolvidas em diversas fontes, de maneira a amenizar o período de internação e, ao mesmo tempo, oferecer atividades que podem se tornar úteis para pacientes e acompanhantes. “Nós fazemos reuniões com os acompanhantes para orientar sobre as normas do hospital, os serviços oferecidos, horários de visitas e a permanência de crianças menores de 12 anos. Além disso, temos a brinquedoteca, cantinho da leitura e oficinas de artesanato”, completou.

Percorrendo as alas do HGP é possível notar algumas das ações de humanização. Na porta do anexo provisório, uma estante com revistas e livros leva um momento de cultura e informação aos pacientes e quem os acompanha. Pessoas como Wilson José Gomes Guimarães, que está internado para operar duas hérnias de disco. Para ele, que precisa ficar em repouso absoluto enquanto é medicado e aguarda a cirurgia, a estante de revistas é um ótimo passatempo. “Facilita muito e ajuda na terapia porque preciso ficar em repouso e consigo passar o tempo e melhorar meu conhecimento”, completou.

Idealizadora da estante de leitura no anexo provisório, a técnica em enfermagem Kethna dos Santos Barros, ficou feliz em ver que a simples iniciativa surtiu um efeito positivo entre os pacientes e acompanhantes. “Hoje o pessoal (funcionários e usuários) já traz as revistas e os livros de casa e é muito bom até para os idosos e pessoas que não sabem ler, porque podem olhar as figuras”, disse.

A coordenadora da humanização do hospital fez coro com a técnica em enfermagem e destacou que os resultados positivos são notáveis. “Reduz a ansiedade do paciente e do acompanhante. Quando você deixa o acompanhante mais tranquilo, bem orientado, isso é passado diretamente para o paciente que se torna uma pessoa mais segura e consciente dos procedimentos”, lembrou.

Ações simples e doações

A humanização do HGP trabalha também no sentido de garantir itens que eventualmente faltem aos usuários no período de internação. Produtos como creme dental, sabonetes, escovas de dente e roupas podem fazer muita diferença no período em que a pessoa estiver no HGP. Todo este material é adquirido por meio de doações que podem ser feitas diretamente no hospital. “Basta que a pessoa procure o setor de humanização que nós receberemos as doações com muita alegria”, completou Claudia Messias.

Fonte: ATN

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *