Brasília – Avaliação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, descontadas as tarifas públicas e outros preços controlados pelo governo federal, a inflação é de 7,4% em 12 meses – muito acima do teto de 6,5% fixado na legislação.
O setor de alimentos puxou para cima os números, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
“O governo está brincando com fogo em termos de controle da inflação”, afirmou o presidente do PSDB de Minas Gerais, o deputado federal Marcus Pestana (MG). “A despencada na popularidade e nas intenções de voto da presidente Dilma de 58% para 30% [pesquisa DataFolha] se devem fundamentalmente às questões econômicas”, disse.
O setor alimentício teve a maior alta desde março, representando um impacto de 0,25 ponto percentual, ou seja, pouco menos da metade da variação do IPCA no mês de outubro.
“A inflação alta, o endividamento das famílias e a falta de empregos de qualidade fizeram aflorar o sentimento na população que o governo do PT esgotou seu tempo”, reiterou Pestana. “A inflação alta, principalmente, no setor de alimentos atinge, sobretudo, a população de baixa renda.”