Brasília – O comércio deve registrar este ano um Natal mais morno se comparado a 2012.
As informações constam em reportagem publicada pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (14): Aumento dos juros e da taxa de desemprego são apontados como os principais fatores que desanimam os comerciantes.
Para o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), o mau momento no comércio demonstra que “é só para inglês ver” a posição do país entre as maiores economias do mundo.
“A inflação já entrou na casa dos trabalhadores. A população está cada vez mais endividada. E o crescimento do PIB é ridículo, para o tamanho do Brasil”, disse.
Ele acrescentou que não crê na capacidade do executivo federal reverter o quadro: “A ação do governo federal para isso é lenta e incompetente. Um bom exemplo é a execução do PAC, de apenas 25%”.
Crédito – A matéria da Folha destaca também que os brasileiros têm encontrado mais dificuldade para obter crédito.
“A renda está em parte comprometida com pagamento de dívidas já feitas, sobra menos no orçamento para gastar”, disse o dono da empresa GO Associados, Fábio Silveira.
O tucano Otavio Leite identifica que a situação é fruto de um erro estratégico: “O governo federal não ofereceu à população uma oportunidade concreta de fazer poupança, o que daria um caminho mais sustentável para a economia brasileira. Optou-se por simples desonerações. O fato é que não teve a coragem de realizar uma reforma tributária, algo tão importante para o setor produtivo”.