Brasília – “Se o PT e a Dilma querem fazer propaganda política sobre o programa ´Minha Casa, Minha Vida’, que paguem do próprio bolso”. Essa é a avaliação do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), líder da Minoria na Câmara, em relação aos aumentos superiores a 5.900% nas verbas de publicidade do projeto habitacional, na comparação entre os gastos em 2011 e 2013.
A ampliação dos custos com propaganda foi constatada em levantamento feito por Leitão com base em dados repassados pela Caixa Econômica Federal.
Os números indicaram que os montantes destinados à programa foram de R$ 261 mil em 2011, de R$ 1,7 milhão em 2012 e, até o fim de julho deste ano, de R$ 15,7 milhões.
Anúncios da iniciativa têm reunido estrelas da televisão, como as atrizes Regina Casé e Camila Pitanga.
Segundo o líder, dois são os principais motivos que não justificam a elevação dos gastos. O primeiro é a falta de proporcionalidade entre a ampliação das verbas com publicidade e o aumento no número de pessoas beneficiadas pelo programa: “Não há nenhuma relação neste sentido. Subiram as verbas, mas o total de beneficiários é o mesmo.”
O segundo é o fato de que o “Minha Casa, Minha Vida” é operacionalizado pelas prefeituras municipais.
“Como são as cidades que fazem o cadastro, o governo federal não precisa investir essa verba toda em divulgação. São as prefeituras que conduzem o processo”, afirmou.
E disse: “É mais um exemplo de um governo que gasta dinheiro com publicidade para fazer campanhas de promoção pessoal, e não informativas e propositivas. É um grande absurdo. ”
O parlamentar está produzindo levantamentos similares referentes a outras obras do executivo federal.
Um deles se refere às obras de transposição do Rio São Francisco. “Queremos saber o que a publicidade realizada trouxe de vantagens para as obras”, concluiu.