Porto Alegre (RS) – Por meio de 34 relatos sobre incêndios ocorridos em vários locais, o deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) mostra no livro “Fogo – Grandes tragédias, mesmos erros” a existência de falhas e irregularidades que se repetem ao longo dos anos e que, se observadas, poderiam ter poupado centenas de vidas pelo mundo todo. O lançamento será na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, na próxima sexta-feira (8), às 18h, na Praça de Autógrafos do evento.
Marchezan, que é sub-relator da Comissão Externa Tragédia em Santa Maria/RS para o acompanhamento da apuração dos fatos, e extraiu de um extenso relatório a parte referente ao histórico de incêndios em estabelecimentos, ocorridos em diversos países ao longo deste e do último século.
“Ao analisarmos esses relatos, o que se percebe é que existe um padrão de erros que se repetem nas tragédias ocorridas, particularmente em casas noturnas”, observou o deputado, que contou com auxílio da assessoria técnica da comissão para pesquisar e reunir todos os dados.
O parlamentar quer que as narrativas possam ser consideradas uma “cartilha” destinada aos cidadão e, especialmente, às autoridades responsáveis pela prevenção de incêndios. Segundo ele, locais frequentados por todos, como fábricas, presídios, hotéis, asilos, hospitais e casas noturnas devem ser observados.
Da assessoria do deputado Marchezan