Mais uma vez o Brasil é pego de surpresa. O tão defendido (sobretudo por militantes desavisados e apaixonados) Partido dos Trabalhadores (PT), aclamado como o ‘que mais fez pelos pobres’, como ‘o partido que permitiu ao pobre ter acesso à sua casa, ao seu carro’, mostra que o verdadeiro intuito é de se manter no poder com mentiras, manobras ladinas e sorrateiras. Desvios abissais para economia de qualquer país, sempre na ordem dos bilhões. E sempre que são criticados pela atual situação do (des)governo, seus defensores reagem com euforia dizendo que no passado, quando era o PSDB, Fernando Henrique era muito pior. Então chegaram no poder para disputar quem faz pior?
Tudo bem. Reconhecemos que o pobre teve sua vez. Saiu da pobreza e chegou à classe média, conseguiu juntar algum conforto, um patrimôniozinho com certas facilitações de crédito (para não dizer endividamentos!) e programas sociais como o Minha casa, Minha vida, redução de IPI entre outras coisas mais. Mas onde fica a solidez desses ganhos?
Agora, quem conseguiu realmente acumular um patrimônio farto, pomposo foram os integrantes da família Lula da Silva, e alguns asseclas mais chegados de Vossa ‘Excelênça’… Esse patrimônio tem solidez. E põe solidez nisso!
Os filhos do ex-presidente da República Federativa do Brasil são, hoje, donos de mega conglomerados, têm suas contas pagas por meio de empresas, propinas gordas e quando uma investigação ameaça trazer à tona os desmandos ou simplesmente se aproxima dos ‘gênios dos negócios’, estão prontos para negar tudo. Sofrem da mesma doença do pai. Pobres meninos ricos.
Quem perde com tudo isso? Evidentemente que somos nós, o povo brasileiro. Como? É fácil explicar: o carro que ao pobre foi permitido acesso, a casa e todos os bens adquiridos com esforço, suor e trabalho árduo, serão extorquidos triplamente com o tal pacotão de ajustes fiscais. E esse ajuste tem de ser feito logo, caso contrário, o que já está difícil poderá tomar proporções inimagináveis. Para quem? De novo, nós, o povo brasileiro. E eles? Então… Eles estão e continuarão bilionários!
Pois é, o país mergulhado em crise e tentam amenizar dizendo que “o ajuste vai salvar o país”. O rombo já está na ordem de 52 bi até agora e pode aumentar. Levando-se em conta o superávit que a atual (des)Administração Federal herdou, de 120 bilhões que se esvaíram, as vendas de imóveis, concessões que não saíram do papel puramente por falta de competência, o valor pode chegar aos 200 bilhões de Reais.
O desemprego, segundo dados do IBGE, subiu, só no segundo trimestre deste ano, 8,3%. É a maior taxa desde 2012. Inflação, no acumulado dos últimos 12 meses, também de acordo com o IBGE, é a mais alta taxa desde dezembro de 2003 (9,30%). Dólar nas alturas, gasolina… E a responsabilidade, quem assume?
Pois bem, o presente que nos deram foram o Mensalão. Mas espere um pouco, ele [Luis Inácio Lula da Silva] não sabia de nada e ainda deu um recado a todos que “a história vai fazer justiça e mostrar que não existiu mensalão, foi perseguição política”… O grande mentor dos programas sociais que tirariam o país da pobreza, criador do fome zero, não sabia do esquema de corrupção instalado em seu governo. Outro presente: o Petrolão. Petrolão? Engraçado, nunca chegou ao conhecimento dele. A corja de corruptos sempre ocupou cargos estratégicos no então governo Lula e muitos deles estão no governo Dilma. Simples assim, sabe de nada, inocente ex-presidente.
Por fim, estamos vendo escancarado na grande mídia, notícias sobre uma suposta venda de Medidas Provisórias, investigada pela Polícia Federal na Operação Zelotes e com fortes evidencias de ser verdade. Essa ele tem de saber. Por quê? Simples. Medida Provisória é ato privativo do Presidente da República. Quem quiser pode conferir. Está no artigo 84, inciso XXVI da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB). Para melhor compreensão, na esfera do direito constitucional brasileiro, Medida Provisória (MP) é ato exclusivo do Presidente da República, com força imediata de lei, sem a participação do Poder Legislativo, que somente será chamado a discuti-la e aprová-la em momento posterior.
E agora? Será (caso se confirme) que Lula vai assumir a culpa ou vai alegar que quem lia as MPs eram os ‘estagiários’?
Vale lembrar que o nome Zelotes vem do adjetivo zelote, referente àquele que finge ter zelo. Foi escolhido pela PF para nominar a operação que investiga a suposta venda de MPs, por fazer alusão ao contraste entre a função dos Conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) de resguardar os cofres públicos e os possíveis desvios que efetuaram. Mas, voltando um pouco na história, Zelote ou Simão, foi um dos doze discípulos de Jesus, perseguido e condenado à morte sendo serrado ao meio. Exatamente como o PT [DE LULA]fez com o Brasil.
Adalberto Davi é estudante do curso de direito da Faculdade Católica do Tocantins E-MAIL: adalbertodavi@gmail.com