Brasília – O deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) apresentou ontem na Câmara projeto de lei para formalizar o “Brasil + Competitivo”, que propõe estimular o acesso de pequenas e médias empresas à bolsa. A ideia é que empresas com faturamento anual de até R$ 400 milhões possam captar até R$ 250 milhões com ofertas de valores mobiliários.
A notícia foi divulgada pelo jornal Valor Econômico.
“É preciso destravar o mercado de capitais para essas companhias. É um absurdo o Brasil ser a sétima economia do mundo e possuir somente cerca de 350 empresas listadas”, disse Leite ao Valor. “A possibilidade de expansão dessas empresas está intimamente ligada à presença do capital que alavanque suas atividades”.
O jornal informa que o tucano, que possui outros projetos para pequenas e médias empresas, foi procurado pelas lideranças do “Brasil + Competitivo” e abraçou o projeto por ser “arrojado e inovador”.
O “Brasil+Competitivo” surgiu há pouco mais de um ano por meio de articulação de Rodolfo Zabisky, executivo da Attitude, e conta com a apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o Valor, o movimento conta com 170 integrantes , entre associações, consultorias, escritórios de advocacia e instituições financeiras.