Ao citar indicadores desfavoráveis sobre inflação, Produto Interno Bruto (PIB) e confiança dos investidores, entre outros, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP) avaliou nesta quinta-feira (3) que “a economia brasileira vem se deteriorando”. E condenou o que considera uma postura conformista do governo diante da situação.
Ele comparou as notícias sobre o aumento do número de analfabetos no país com a reação do Banco Central ao rebaixamento dos títulos da dívida brasileira por agências de risco internacionais.
“O Banco Central continua vocalizando o ponto de vista do governo e apresentando um cenário ainda eu não diria róseo, mas minimizando os sinais que estão aí claríssimos aos olhos de todos”, comentou.
Para Aloysio, prevalece uma atitude conformista diante do aumento da inflação, que deverá atingir a média de 6% ao ano no governo Dilma Rousseff “a despeito de um arrocho rigoroso de tarifas públicas”.
O senador alertou que o “represamento” dos preços controlados pelo governo é insustentável e tem causado grave descapitalização na Petrobras.
O tucano comentou a expectativa do mercado de elevação dos juros em resposta às pressões inflacionárias, o que – opinou – deverá deixar o índice de crescimento do PIB abaixo dos 2,5% previstos. Aloysio acusou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, de gerar desconfiança nos investidores ao tentar encobrir o descontrole das contas públicas, e argumentou que não é possível manter um crescimento baseado no consumo sem investimento.
Da Liderança do PSDB no Senado/Agência Senado