Como forma de dar mais sustância à campanha de reeleição, a presidente Dilma promove nesta quarta (30) evento com o ex-presidente Lula em comemoração aos 10 anos do Bolsa Família. Na avaliação do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), esse é mais um ato puramente eleitoreiro. “O governo do PT se preocupa com a reeleição, é o que estamos vendo no dia a dia. Tudo é feito às pressas, como a antecipação do processo eleitoral e a utilização da máquina administrativa a favor da candidata”, afirmou.
O tucano destacou que a gestão petista não tem uma postura estadista e esquece que o DNA do programa social nasceu com Fernando Henrique Cardoso. Ele criou a Rede de Proteção Social, que somava 12 projetos como o Bolsa Alimentação, Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Bolsa Escola, Seguro Safra, entre outros. O governo petista se apropriou de alguns deles e deu o nome de Bolsa Família. “O processo nasceu do governo do PSDB. Eles tomaram isso de assalto porque não têm projeto de país. Fazem marketing eleitoral”, disse
Na avaliação do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), o governo petista se apropriou de uma iniciativa existente e fez apenas uma mudança de rótulo. “Uma jogada de marketing que o governo fez e acabou conseguindo iludir o povo brasileiro. É uma mentira que eles tenham criado o Bolsa Família. Quem criou o programa de compensação social para as famílias mais pobres do país foi o PSDB durante o governo de Fernando Henrique Cardoso”, sustentou.
A exemplo de outros programas do governo Fernando Henrique, o Plano Real, segundo Hauly, trouxe a milhões de trabalhadores um ganho significativo. De acordo com o parlamentar, os programas vieram para transformar a realidade social do país com geração de emprego, estabilidade econômica e conforto para as famílias.
No encontro regional do Nordeste, em setembro, o presidente do PSDB, Aécio Neves, destacou os avanços do governo FHC. Em 2002, o governo federal concedeu mais de 37,6 milhões de benefícios para a população mais necessitada com gastos estimados em R$ 30 bilhões.
Do Portal do PSDB na Câmara