Tocantins – O Congresso Nacional realizou na manha desta terça-feira (25), sessão solene destinada a comemorar os 20 anos de lançamento do Plano Real. O evento, que aconteceu no Plenário do Senado, contou com a participação do Presidente Nacional do PSDB, Senador Aécio Neves, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ainda de integrantes da equipe que elaborou e implantou o Real, como o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco e Elena Landau.
Para o Deputado Carlão da Saneatins (PSDB-To), o plano real trouxe ao Brasil uma maior influencia na economia mundial e ainda a possibilidade de controlar a inflação “ Antes da criação do real o governo sofria para conter uma inflação galopante e a desvalorização da moeda, era um verdadeiro caos”, afirmou o Deputado.
“O Plano Real, foi criado para reforçar e ampliar a política neoliberal de equilíbrio da economia reforçou a abertura do mercado, liberação do capital, permuta supervalorizada, privatização de empresas estatais, livre negociação salarial e queda imediata da inflação.”, lembrou o parlamentar.
Carlão também lembrou que foi no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que o real se consolidou. “A economia brasileira enfrentava uma séria crise e a inflação batia a nossa porta, após o plano a população pode contar com a estabilidade econômica”, frisou.