PSDB – TO

Preços dos alimentos e passagens aéreas puxam a inflação

tomatebatata-300x199Brasília (DF) – Comparando os meses de fevereiro e março deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) acelerou de 0,7%,para 0,73% (em março), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de estar baixo da média esperada pelo mercado (0,76%), o resultado eclodiu uma série de revisões para cima nas projeções do IPCA fechado do mês.

A inflação acumulada em 12 meses chegou a 5,9%. Especialistas preveem que ultrapasse 6% no fim de março. Os dados são do jornal O Estado de S. Paulo deste sábado (22).

Dos alimentos e bebidas, que registraram a maior alta  de 1,11% em março, cujos valores foram influenciados também pela falta de chuva, tiveram reflexos nos preços do tomate, da batata inglesa  e das  hortaliças (12,72%).

As carnes também estão entre os produtos que devem repassar as altas do atacado nas próximas semanas, em razão do aumento nos preços das rações, derivadas de soja e milho.

O grupo Transportes ganhou força em março, passando de -0,09% para uma alta de 1,22%. As passagens aéreas foram o destaque, com alta de 27,08% e contribuição de 0,11 ponto porcentual no índice geral.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *