No dia 25 de junho de 1988, nascia o Partido da Social Democracia Brasileira, que traz no próprio nome um dos seus principais princípios: a defesa pelo pleno exercício da cidadania no processo democrático.
Ao longo de sua história, a atuação do PSDB fez a diferença e mudou os rumos do país para sempre. Suas políticas de estabilização econômica, investimentos em infraestrutura, reformas na educação e na saúde; em programas de habitação, de incentivo à pesquisa, inovação, de preservação ambiental e de transferência de renda deixaram um legado duradouro.
A marca tucana é o somatório de contribuições significativas em todas as áreas, sem que para isso fizesse a divisão da sociedade. A implementação do Plano Real em 1994, sob a liderança do então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que posteriormente se tornou presidente da república, foi crucial para controlar a hiperinflação que assolava o Brasil. Além da estabilização da economia, a moeda forte e confiável atraiu investimentos e possibilitou a melhoria das condições de vida das famílias, que sofriam com a remarcação de preços.
A valorização das pessoas sempre esteve no foco das gestões tucanas. No Tocantins, não é diferente: sob a presidência da Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que também está à frente do PSDB- Mulher nacional, a capital mais jovem da federação tem alcançado avanços nas mais diversas áreas, atingindo altos patamares de rankings pela eficiência e transparência. Na Assembleia do Tocantins, onde até então eu era o único representante, a sigla atraiu mais um parlamentar, Júnior Geo, que está em seu segundo mandato e é pré-candidato à sucessão no executivo municipal.
De norte a sul do país, o partido continua sendo um braço forte da democracia, buscando soluções para os desafios contemporâneos e futuros, através do diálogo, da política praticada com seriedade e pelo bem coletivo.
Nesta linha de pensamento, acabo de implementar em parceria com a Prefeitura de Palmas, o programa Saúde Metropolitana, que ampliou o acesso aos exames e consultas de média e alta complexidades para pacientes de 37 municípios. Só nesta primeira fase, a destinação de R$ 2 milhões de emenda parlamentar para a Rede Municipal de Saúde possibilitará que cerca de 7 mil tocantinenses tenham o direito constitucional à saúde de qualidade resguardado, aumentando a eficiência do tratamento e as chances de cura.
O Saúde Metropolitana traz a essência tucana de conectar as cidades para transformar a vida das pessoas, de implementar políticas públicas com a consciência de que somos representantes não só do povo, como também de um grande partido, que fez, faz e permanecerá fazendo a diferença diante da indiferença.