PSDB – TO

PSDB Mulher cobra providências urgentes para crimes contra mulheres no Tocantins

002
PSDB Mulher ingressa representação no Ministério Público Estadual (MPE), diante de relatório alarmante divulgado pelo Ministério da Justiça, apontando Palmas como a capital com maior taxa de violência doméstica do Brasil e o Tocantins o segundo dentre os Estados da federação.

Palmas – O PSDB Mulher Tocantins discutiu a “falta de comprometimento” das autoridades governamentais na investigação de casos de violência contra a mulher no Estado. Entre os casos, o assassinato da vendedora Ana Lúcia Feitosa, 23 anos, morta em outubro, com sete facadas, na frente do filho de três anos de idade. O principal suspeito do crime é o marido da vítima, Cleones da Silva, 42 anos.

A lei de número 13.104/15 prevê o feminicídio como um tipo de homicídio qualificado e incluído como crime hediondo, que preveem penas de 12 a 30 anos de prisão. “O caso da Ana Lúcia deve ser investigado como feminicídio”, destacou a presidente do PSDB Mulher no Tocantins, Cinthia Ribeiro.

De acordo com Cinthia, esses e outros fatos levaram o PSDB Mulher do Tocantins à protocolar uma Representação no Ministério Público Estadual (MPE), e buscar outros setores da sociedade e do governo para discutir o assunto. “As vítimas de violência sofrem com a impunidade e a falta de serviços adequados”, frisou.

Mulheres em números
Em pesquisa recente, o Ministério da Justiça apontou que Palmas é a capital com maior taxa de violência doméstica do Brasil e o Tocantins é o segundo dentre os Estados da federação.

É muito fácil fazer um retrospecto de exemplos de homicídios cometidos contra à mulher na Capital. A trabalhadora Maria Irene veio à óbito depois de ser esfaqueada e estuprada, ao voltar do trabalho, às 15 horas, em um ponto de ônibus da Capital.

Adicionando mais um número para a conta das barbáries, o assassinato da professora Heidy Moreira Borges, cujo principal suspeito do crime é o marido Allan Moreira Borges, ainda não foi solucionado. Heidy foi encontrada morta em sua residência na Quadra 1.204 Sul, em Palmas, no dia 6 de dezembro de 2014.

Outro caso recente que chocou o Brasil foi o estupro coletivo de uma menina de 7 anos e abuso de outra de 5 anos, dentro de um ônibus escolar, no município de Formoso do Araguaia. Nesse caso, quatro adolescentes foram autuados, três por abuso sexual e um por gravar o crime com um celular. Uma quinta participante, que seria uma menina de 11 anos, é suspeita de conduzir as vítimas até o fundo do ônibus, onde o ato foi praticado.

“Não são apenas números, são mulheres que sofrem com a omissão dos órgãos competentes nos episódios de violência. Os casos que se tornam notícia sensibilizam a todos, mas o que de fato está sendo feito para a proteção da mulher no nosso Estado? Por que os foragidos não são capturados? Por que ninguém veio à público falar sobre as providências que foram tomadas? O nosso sentimento é de revolta e de desamparo e o O PSDB Mulher buscará providências junto às autoridades competentes para garantir justiça e proteção às mulheres do Tocantins” ressaltou Cinthia.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *