PSDB – TO

Requerimento de Aloysio derrota governo no RDC

pac3-300x199Brasília (DF) – Um requerimento do líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), impôs uma derrota do governo na Casa na tarde desta terça-feira (20). Parlamentares de diversos partidos,  inclusive do governo, aprovaram a proposta do tucano para que fosse votado o texto original da MP 630/2013.  Inicialmente, a proposta pretendia apenas estender o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) – usado em obras da Copa, PAC e outras – para a construção de presídios em todo o Brasil.

A estratégia estava no relatório da senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) em comissão especial no Congresso que discutiu a MP. A petista incluiu a ampliação do RDC para qualquer obra no país, o que anularia para sempre a Lei de Licitações. A manobra precisaria de aprovação em plenário, mas não prosperou entre os senadores.

Em sessão na semana passada, parlamentares da oposição e até mesmo do governo criticaram duramente a tentativa de Gleisi. No ano passado a comissão havia trabalhado intensamente em uma proposta para alterar a Lei de Licitações e a alteração da petista ameaçava por tudo a perder.

“Esse trabalho, se aprovarmos esse projeto de lei de conversão, será, pura e simplesmente, rasgado, jogado no lixo”, criticou Ferreira. O paulista foi seguido por colegas, que viram na extensão irrestrita do RDC uma avenida aberta para a corrupção generalizada nas obras futuras do país.

Após a sessão, o líder do PSDB apresentou o requerimento e, na primeira sessão deliberativa desta semana, os parlamentares acompanharam a proposta. Por sua vez, a relatora da comissão, Kátia Abreu (PMDB-TO) propôs também o retorno ao texto original e a votação referendou a iniciativa da maioria em votação.

Do Portal do PSDB no Senado

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *