De 7 a 11 de Abril, aconteceu em Santa Rosa, O Programa Semana da Saúde na Escola, realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação em parceria com Ministérios da Saúde e da Educação.
Esta edição da Semana Saúde na Escola teve como tema “Práticas corporais , atividades físicas e lazer numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos”, que visa incentivar os alunos a terem hábitos saudáveis desde cedo, com práticas esportivas e alimentação adequada.
Durante o evento os alunos participaram de várias atividades voltadas para a promoção da saúde, como palestras, brincadeiras e atividades físicas.
Alimentação saudável
“Siga uma alimentação o mais natural possível e tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados. Se comer um macarrão industrializado, faça você mesmo um molho caseiro. Se quiser tomar um suco de frutas, tente tomar o natural, pois os alimentos industrializados contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão e sobrecarregar os rins.”
“Consuma entre três e cinco porções de frutas todos os dias. Laranjas, maçãs, peras, melancia, tangerina, entre outras, são as melhores fontes naturais de vitaminas, minerais e fibras. Esses três componentes auxiliam o bom funcionamento do nosso intestino e do organismo.
“Estes foram os conselhos do nutricionista Leonardo Gonçalves em suas palestras proferidas aos alunos.
Psicologia
Na parte de psicologia foi trabalhando cultura, paz e direitos humanos , onde ocorreu dinâmicas motivacionais de interação de grupo com o foco de respeito ao próximo, importância da amizade e de se ter objetivos na vida pessoal tanto quanto profissional , e que a partir disso nossa vida será bem melhor com respeito, amor, humildade , companheirismo e objetivos. Descreveu a psicóloga Nágilla Moreira.
Prática de esportes e Fisioterapia
Em fisioterapia foi trabalhado práticas corporais, atividades física e laser,onde foram praticados jogos recreativos, basquete, boliche, entre outros e ainda foram proferidas palestras sobre a prática esportiva sem violência, dinâmicas com balões, brincadeiras de morto e vivo, alongamentos, orientações posturais, com objetivo de incentivar a prática esportiva sem violência e combater o sedentarismo.
Em Santa Rosa, o Programa Saúde na Escola atendeu 745 alunos da rede municipal com avaliação clínica, nutricional, oftalmológica, psicossocial e higiene bucal. Equipes de profissionais especializados, formadas por psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, Fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, foram responsáveis em fazer o atendimento nas escolas.
Foram atendidos alunos de Santa Rosa, Distrito de Cangas e Moro São João.
A Secretária Municipal de Saúde Nádia Cristina explica, caso o aluno precise de um atendimento mais específico ele é encaminhado a uma unidade de saúde para ser avaliado por um médico especialista, como pediatra, oftalmologista ou dentista.
Durante o atendimento do Programa Saúde na Escola, o primeiro procedimento da equipe é conferir se a altura e o peso dos alunos estão de acordo com a idade deles. Caso contrário, eles são encaminhados para atendimento e avaliação de uma nutricionista.
Ascom prefeitura