Modernizar a gestão pública estadual é um dos objetivos do Gerpol, programa desenvolvido pela Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP) a partir de um convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para informatizar todos os procedimentos realizados nas Delegacias de Polícia. Assim, Boletim de Ocorrência (BO), Auto de Prisão em Flagrante (APF), Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) poderão ser feitos virtualmente. As cidades de Palmas Araguaína e Gurupi já trabalham com o novo sistema.

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, o Gerpol está em fase de implantação e a previsão é de que até o primeiro semestre do próximo ano todos os municípios sejam beneficiados com a informatização do sistema e a entrega de novos equipamentos de informática, como computadores e no-breaks.
Atualmente, os procedimentos realizados nas Delegacias de Polícia são feitos em programas de edição de textos comerciais, e não são padronizados com as demais unidades. Com a implantação do Gerpol, todos os procedimentos policiais serão informatizados e padronizados. “A população ganha com maior rapidez no atendimento, com essa agilidade, a Polícia Civil terá maior inteligência para combater a criminalidade”, explica Vanderlan Coelho, diretor de Informática e Telecomunicações da SSP.
Para o diretor, a agilidade será tanto no atendimento ao cidadão, quanto na tramitação dos inquéritos entre as Delegacias do Tocantins e as de outros Estados, e também na tramitação de peças do Poder Judiciário. “Além de possibilidade de respostas mais rápidas para a população, uma vez que o sistema vai registrar os objetos apreendidos pela polícia”, completou.
Delegacia Virtual
Já em funcionamento, a Delegacia Virtual do Estado registra Boletins de Ocorrências Simples, os chamados BOS. Para o registro de ocorrências que não configuram crime, não é necessário ir até uma delegacia física, visto que o procedimento pode ser feito a partir de um computador com acesso à internet. Neste ano, já foram registradas e validadas 9.940 ocorrências.
Fonte: ATN