Tocantins – O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Deficiência do Sistema Nacional de Empregos, o Sine Especial, oferece aos trabalhadores que encontram dificuldade de inserção no mercado de trabalho, como as pessoas portadoras de deficiência física, uma oportunidade de ingressar neste mercado. Desde que foi lançado, em 2012, o Sine Especial já conseguiu emprego para mais de 100 trabalhadores com necessidades especiais.
“Eu estava desempregada, procurei o Sine Especial e a equipe responsável por atender pessoas com deficiência me encaminhou para uma vaga de emprego e logo fui contratada para o cargo de atendente de crediário”, comemora Mauricelia de Azevedo, 24 anos, deficiente auditiva.
O trabalhador João Carlos Parrião, 28 anos, está desempregado e procurou o Sine Especial para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. “Sou pintor de casas e nessa área é muito difícil conseguir emprego com carteira assinada. Por isso estou aqui para que eu tenha garantido todos os direitos como trabalhador”, relata Parrião, que perdeu a visão do olho esquerdo há oito anos.
O Sine Especial conta com equipe capacitada para trabalhar com o público prioritário, que engloba mulheres com baixa escolaridade, candidatos acima de 40 anos de idade e com baixa escolaridade (nível fundamental), jovens aprendizes que procuram o primeiro emprego e pessoas com deficiência. Por meio do Sine Especial são oferecidos serviços de inscrição, atendimento, entrevista, encaminhamentos, dinâmicas realizadas por psicólogos e pedagogos, além de orientação, capacitação e qualificação profissional.
Com informações do Portal do governo do Tocantins