Tocantins – Dobrar a capacidade de atendimento do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP). Esta é a meta do governo do Estado, que vai investir R$ 75 milhões para ampliação da unidade hospitalar na capital. As obras visam solucionar, principalmente, os problemas de lotação do hospital, melhorando o atendimento à população.
O edital de licitação, lançado no início do mês de julho, é para construção da segunda etapa do HGPP. Com a ampliação, o hospital vai contar com 400 leitos na internação, 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma Unidade de Tratamento de Câncer com radioterapia.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, o processo de licitação está sendo feito por Regime Diferenciado de Contratação (RDC), uma nova modalidade, que vai agilizar e dinamizar o processo licitatório, tornando mais rápido o início das obras. “Espero que em 60 dias esteja concluído o procedimento licitatório para iniciar a obra. O HGPP foi projetado pelo Governador Siqueira Campos para ter 400 leitos foi feita a primeira etapa e o Governador determinou que fizesse a segunda”, afirmou.
Ainda segundo a secretária, a previsão para conclusão da obra é de um ano, a partir do início dos trabalhos. “O investimento que o Governo Siqueira Campos está fazendo nunca foi feito em saúde, nós vamos resolver o problema de estrutura física no estado. Dentro de um ano a população já vai ver uma grande melhoria em estrutura física, o desejo do Governador é deixar o problema da estrutura física da saúde resolvida por muitos anos”, ressalta.
Outras obras
Conforme Vanda Paiva, além da publicação do edital de licitação do HGPP, está para ser publicado o edital para construção do Hospital de Olhos de Palmas, Hospital Geral de Araguaína, Maternidade de Porto Nacional e ampliação e reforma do Hospital Infantil de Palmas. Em fase de conclusão do processo licitatório, está a ampliação do Hospital Geral de Gurupi. E já com construção em andamento, o Hospital de Augutinópolis. Há também processo de licitação para a construção de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMES) nas cidades de Paraíso, Palmas, Guaraí, Dianópolis e Augustinópolis.
Do Portal do Governo de Tocantins