Nesta segunda-feira, 25, os agricultores familiares de Araguaína e região receberão um incentivo a mais do governo do Estado para o incremento da produção agrícola e permanência no campo. Eles serão beneficiados com a entrega de máquinas e implementos agrícolas do programa Terra Forte, que visa fortalecer a agricultura familiar. A entrega dos benefícios está marcada para 16h, na Avenida Filadélfia, em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar.
A expectativa é que 6.800 famílias sejam atendidas, alcançando aproximadamente 27 mil pessoas da região Norte do Estado. Serão beneficiados 20 municípios: Aragominas, Araguanã, Araguaína, Arapoema, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Bernardo Sayão, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Pau D’arco, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá. As máquinas e implementos serão disponibilizados aos municípios, que vão, conforme a demanda de cada um, definir o cronograma de atendimento aos agricultores familiares.
Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, os kits serão de grande valia aos municípios, que com o início do período chuvoso, já devem utilizar os equipamentos para começar a plantar. “As máquinas que foram entregues até o momento já estão em campo, preparando o solo para o plantio. Com este auxílio, o agricultor familiar terá custo de produção reduzido, o que proporciona melhor lucratividade”, frisou.
Terra Forte
Ao todo, o governo do Estado adquiriu 1.126 máquinas e implementos que serão distribuídos aos 139 municípios do Tocantins, através do Programa Terra Forte, da Seagro. Além dos kits contendo um trator agrícola traçado, uma grade aradora, uma distribuidora de calcário de arrastro e uma plantadora/adubadora, também foram adquiridos pulverizadores agrícolas de barras, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e um caminhão toco, que serão distribuídos, de acordo com a demanda dos agricultores familiares.