Brasília – Pelo menos quatro ministros do governo Dilma Roussef, Gleisi Hoffman (Casa Civil), Alexandre Padilha (Saúde), Fernando Pimentel (Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), que serão candidatos em 2014, usaram jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) em pré-campanhas eleitorais, segundo o jornal O Globo.
O deputado federal Machezan Jr. (PSDB-RS) afirmou, nesta terça-feira (3), que pedirá explicações formais às três autoridades sobre o “uso inadequado das aeronaves públicas”.
E disse: “É uma forma que o PT conscientemente utiliza de instituições públicas, como se fossem privadas. Isso tudo é um absurdo. As aeronaves poderiam ser utilizadas em vários serviços pelo Brasil, como na Amazônia onde há comunidades isoladas ou em comunidades em situação de emergência.”
De acordo com O Globo, há um ranking entre os ministros: Gleisi é seguida por Padilha, esse último, prioridade do PT em São Paulo, e Pimentel, escalado para enfrentar o PSDB, em Minas Gerais. “Vou pedir esclarecimentos detalhados sobre essas ações todas. Não se pode deixar passar isso”, ressaltou Marchezan.
Em outubro, por exemplo, Padilha requisitou um jatinho para ir de São Paulo a Recife, com equipe de assessores e fotógrafo, para receber mais uma leva de médicos estrangeiros. Depois, voltou a São Paulo, também em aeronave da FAB. Na véspera, viajara de Brasília a Goiânia, para recepcionar outros médicos.
Ideli Salvatti, cobrada pela Comissão de Ética da Presidência sobre o uso de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal para participar de agenda política, intensificou suas viagens a Santa Catarina em agosto e setembro. Foram cinco em cada mês.