A candidata a deputada federal do Tucanafro Bahia, Luislinda Valois,foi condecorada, nesta quinta-feira (31), pela Soberana Ordem da Sociedade Intercontinental de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais com a outorga de Gran Comendadora Chanceler.
O título é concedido àqueles que trabalham em prol dos direitos humanos, da paz e da responsabilidade social, de caráter liberal e independente de controle de governos ou de autarquias religiosas.
Luislinda é Presidente do Tucanafro Bahia e foi a primeira juíza negra do Brasil. “Sinto-me honrada por receber tal homenagem, que tem como principal finalidade perpetuar o legado daqueles que trabalham a favor da sociedade. Isso reafirma meu compromisso de continuar na luta pelas minorias, dando-lhes a dignidade que todo ser humano merece,” disse Luislinda.
Aos 71 anos, também é conhecida por ter proferido a primeira sentença contra o racismo no país. Formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Luislinda Valois tornou-se juíza em 1984. Em 2003, criou o projeto Balcão de Justiça e Cidadania, para resolução de conflitos em áreas pobres de Salvador. Em 2009, publicou o livro “O negro no século XXI” e, dois anos depois, foi promovida a desembargadora titular do Tribunal de Justiça da Bahia.