Todos os anos, no dia 25 de julho, comemoramos o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Trata-se de uma data muito importante para nós, mulheres negras deste País, pois podemos refletir sobre uma série de realidades e vivências que apontam o nosso dia a dia. Essa realidade está elencada pela permanência da discriminação de gênero, do racismo, exploração de classe, violência e morte, que estão ainda muito presentes em nossa sociedade. Estamos falando de um público que sofre dupla opressão: por ser mulher e negra, suscetível aos indicadores sociais mais negativos.
Chegou a hora de afirmação de ideais e reafirmação da nossa condição enquanto cidadãs e sujeitos políticos que fazem o enfrentamento, todos os dias, a diversas barreiras e desigualdades persistentes. Sabemos que as mulheres negras ocupam os lugares mais desfavoráveis na estrutura social e econômica deste país. Mas nós queremos mudar esta realidade e, por isso, estamos aqui no Tucanafro Brasil para pensarmos juntas uma nova concepção política, que realmente valorize e dê garantia de direitos a mulher negra.
O nosso papel é de refletir e ampliar o debate neste campo, assim como ajudar a construir políticas sociais ainda mais eficazes capazes de reparar as mazelas que enfrentamos: um país de maioria de mulheres negras, porém afetadas pelas perversas e duras práticas racistas, com suas negativas consequências para o desenvolvimento da comunidade negra em especial a centralidade familiar.
É para reverter esse quadro que estamos junto com o nosso Presidente Juvenal Araújo Junior realizando interlocuções e trilhando um caminho de desafios e conquistas e saiba que: A LUTA NÃO É SÓ DO NEGRO É DE TODOS NÓS !
Gabriela Cruz
Assistente Social – Pós Graduada em Educação
Secretaria Geral do Tucanafro Brasil
Presidente do Tucanafro Rio Grande do Sul