Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Aécio neves quer dar fim ao extermínio da juventude negra que ocorre hoje no Brasil

22 de outubro de 2014
Email Share

genocídio  2Atualmente, o Brasil é o sétimo país mais violento do mundo e dentro desta estatística o jovem negro é o mais afetado. A última pesquisa realizada sobre o assunto destaca que, no total, mais de 150 mil jovens negros foram vítimas de homicídio no Brasil, entre os anos de 2002 e 2010, número muito superior aos 70.725 jovens brancos mortos no mesmo tempo. De acordo com o Mapa, é a partir dos 12 anos de idade – e até os 21 anos – que se acentuam tanto os números de homicídios, quanto as diferenças no registro de mortes violentas entre jovens negros e brancos.

Aécio neves quer diminuir esse índice, como já fez em Minas Gerais durante seu período de governo com a criação do programa Fica Vivo, que tem como objetivo conhecer e intervir em realidades sociais marcadas pela concentração de crimes violentos, em especial, homicídios envolvendo jovens, de forma a reduzir as causas motivadoras de violências e crimes, diminuir os índices de homicídios e melhorar a qualidade de vida da população.

O programa Fica Vivo é considerado um exemplo bem sucedido de prevenção à violência e redução da criminalidade pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD). Em pesquisa divulgada nos Estados Unidos, no ano passado, a experiência de Minas Gerais com o Fica Vivo é um dos mais “importantes avanços no combate ao crime do Brasil”.

Quando o assunto é assassinato de jovens negros, mais uma vez o Norte e o Nordeste do país estão no topo da lista. Entre os cinco estados mais violentos do Brasil dos cinco estados onde o assassinato de negros mais cresceu, quatro são do Norte e Nordeste do país. Só na Paraíba, a taxa dobrou, de 30,1 para 60,3 por cada 100 mil habitantes.

Aécio ainda destaca entre suas propostas de governo ações de promoção da juventude negra, com incentivo à produção cultural e combate ao extermínio da juventude negra. “É inaceitável que o Brasil assista morrerem por assassinato 56 mil pessoas a cada ano, muito mais que o conjunto das guerras em curso no mundo vem matando”. Só em Minas gerais Aécio reduziu a taxa de homicídios em 55%. Se eleito, Aécio pretende levar iniciativas como esta para todo país.

O atual governo do PT se exime desta responsabilidade, mas, desde 2002, o número de assassinato de negros subiu 39%, dado que mostra que as políticas de promoção da igualdade racial foram falhas.

Compartilhe!

Ad