O candidato à presidência Aécio Neves pretende revolucionar a educação no Brasil desde o ensino básico até o superior. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, o Ensino Médio, em 2013, ficou abaixo da meta projetada pelo MEC para o ano de 2013.
Para que esta realidade mude, Aécio pretende reformular a grade curricular do Ensino Médio, incluindo disciplinas básicas e específicas, aumentar o investimento na educação para 7% do PIB até 2019 e melhorar o salário dos professores, dobrando a complementação da União ao Fundeb.
Na área da profissionalização, Aécio implantará um modelo estratégico de oferta de cursos técnicos que considere a demanda específica de cada estado e suas microrregiões, para que o Pronatec atenda melhor a demanda profissional de cada região, o que não acontece atualmente.
Para diminuir o atraso do país no tema, o Mutirão de oportunidades é o projeto em que Aécio aposta para contribuir para uma melhora mais rápida da educação no Brasil. “Vamos resgatar cerca de 20 milhões de jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio, pagando um salário mínimo para que eles voltem a estudar. Onze milhões não concluíram o ensino fundamental e 9 milhões não concluíram o ensino médio”, disse o candidato.
Veja mais propostas de Aécio para a educação clicando aqui.