Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Capoeira torna-se Patrimônio Imaterial da Humanidade

27 de novembro de 2014
Email Share

capoeira9Ontem (26), a Roda de Capoeira foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO. A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira muito conhecida em todo país e também de alto reconhecimento internacional, que agora foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão vinculado ao Ministério da Cultura e responsável pela apresentação da candidatura da Roda de Capoeira junto à UNESCO, a prática da capoeira está presente em mais de 150 países, além do Brasil, entre eles Estados Unidos, França e Bélgica.

A prática é uma criação dos escravos e tem forte expressão da cultura afro que ainda resiste após tanto tempo. Caracterizada por movimentos complexos e ágeis, com uso principalmente de rasteiras, chutes, cabeçadas, joelhadas e acrobacias no solo e aéreas, é marcada também por sua musicalidade, que a diferencia da prática de artes marciais.

A capoeira, que é ao mesmo tempo luta, dança, esporte e arte ,agora junta-se ao Círio de Nazaré (PA), ao Frevo (PE), às Expressões Orais e Gráficas dos Wajapis (AP) e ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano que já são reconhecidos como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Segundo Juvenal Araújo, o reconhecimento da Unesco é uma importante conquista daqueles que defendem a valorização da cultura afrodescendente. “A capoeira é uma expressão cultural fantástica, tanto que tem reconhecimento internacional, e agora se tornou Patrimônio Imaterial da Humanidade. É pura arte, musicalidade, algo realmente único e especial. Devemos continuar exaltando-a para que possa ser fortalecida,” diz.

• Com informações do site da Unesco.

Compartilhe!

Ad