Aécio propõe muitos projetos inovadores para a área da saúde no Brasil, apontada, pela maioria da população, como o nosso maior problema. Com o intuito de ampliar o atendimento em áreas carentes, Aécio implantará o projeto Consultórios Populares de Saúde, que visa estimular médicos especialistas para que eles abram consultórios em áreas carentes e possam atender pacientes pelo SUS.
Esta também é uma forme de ampliar o Programa Saúde da Família (PSF). Na criação do projeto, ainda no governo FHC, o programa atendia cerca de 6,8 milhões de pessoas por ano. O Governo atual não conseguiu ampliar a ação. Foram 18 milhões de atendimentos, tendo assim uma média de 4,5 milhões por ano. Aécio, quando foi Governador de Minas Gerais, conseguiu ampliar a cobertura do programa em 90%, levando Minas a ter a melhor saúde da região Sudeste.
É a partir destes dados sobre saúde que Aécio pensa em implantar este novo projeto. Além de priorizar as periferias e cidades mais pobres com alta carência de serviços de saúde, o programa terá uma ligação direta com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programas de Saúde da Família (PSF) e com o programa Mais Médicos. Será feito um mapeamento para que os consultórios estejam próximos a unidades desses programas.
O Ministério da Saúde irá financiar a abertura dos consultórios de médicos especialistas, através de empréstimos que serão feitos com verbas do BNDES e também com recursos da Emenda 29, que destina 10% do Orçamento da União para a saúde. O médico que quiser participar do programa terá que se credenciar para atender determinado número de pacientes. Todo o encaminhamento será feito pelo SUS. A meta é a construção de 10 mil Consultórios Populares em quatro anos.