Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Educação é a saída para uma sociedade mais justa, diz Elaine Guanabara, Presidente do Tucanfro GO

23 de setembro de 2014
Email Share

elaineA política faz parte da vida de Elaine Guanabara, candidata à Deputada Estadual pelo estado de Goiás, desde a infância e adolescência, quando liderou grêmios escolares. Com o passar dos anos adquiriu perfil político e passou a ser militante, ação em que se destacou e fez com que seu nome fosse indicado, pelo então Presidente Northon Chapadense, à presidência do Tucanafro goiano.

Desde 2012, já como presidente, Elaine entende que o segmento está consolidado, porém, precisa se aproximar ainda mais das pessoas. Em Goiás, a candidata trabalha em conjunto com ONGs cujo objetivo é envolver os jovens em atividades que os tirem da zona de perigo. Ela também pretende aproveitar o mandato para instaurar na região uma data específica para o povo negro. “A ideia é conscientizar as pessoas sobre o problema do racismo e fazer com que o negro resgate sua autoestima”, explicou.

O intuito de promover movimentos como esse é porque a própria Elaine já enfrentou algumas situações de racismo, assim como todos os negros brasileiros. “Estudei em colégio particular e era a única negra, o que tornava as coisas bem complicadas. Ser chamada de ‘macaco’ era algo corriqueiro, considerado normal”, relatou. A candidata relembra os acontecimentos e lamenta o fato do racismo ser considerado crime no Brasil, porém, sem êxito quando se diz respeito às punições.

Para tentar mudar esta situação, mesmo que aos poucos, Elaine é enfática e diz que o negro precisa se valorizar mais, assim como o pobre e aquele que segue uma doutrina religiosa que se distancia da maioria. Todos esses são alvo de preconceito. “A ideia da discriminação é muito complexa e, infelizmente, pode afetar na carreira, vida pessoal, conjugal, familiar, de todas as formas”, comentou. A candidata reforça o pensamento exemplificando a questão racial, aonde aposta na ascensão do negro na vida política ou até mesmo em cargos de esferas privadas.

A respeito de seus projetos caso chegue à assembleia, pretende desenvolver políticas voltadas para o reconhecimento do povo negro é o principal objetivo. Para incentivar essa mudança social Elaine aposta na educação básica e profissionalizante, pois pretende abranger crianças, jovens e adultos. “Dessa maneira, acredito que mais portas vão se abrir, além do espaço na política e em outras áreas”, finalizou.

Compartilhe!

Ad