
Luislinda foi ao plenário do Senado juntamente a Aécio. Foto: George Gianni.
Nesta terça-feira (28), a secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania e desembargadora Luislinda Valois se reuniu com o senador Aécio Neves, Presidente Nacional do PSDB, para discutir pautas relacionadas à promoção da igualdade racial no Brasil.
Na ocasião, Aécio conduziu Luislinda ao Plenário do Senado, onde ela foi recebida de forma calorosa. Segundo o senador, o trabalho da primeira juíza negra do Brasil na pasta dá uma melhor perspectiva para a situação do negro no país. “Fiquei entusiasmado com a determinação com que ela defende propostas que fazem parte do programa do PSDB e que quer implementar no governo, sobretudo no que se refere ao combate à violência que atinge e vitima jovens negros no Brasil”, afirmou.
Luislinda enfrenta um grande desafio assumindo a função, em um momento em que a violência contra os negros se tornou muito alta durante o período em que o governo do PT esteve no poder. Segundo dados da Anistia Internacional, em 2012, em todo o país, 56 mil pessoas foram assassinadas, desse número, 30 mil são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros. Maior parte dos homicídios foram por arma de fogo, e ainda: menos de 8% dos casos chegam a ser julgados.