Em reunião realizada nesta terça-feira (12/07), a secretária Luislinda Valois conversou com o secretário Municipal de Agricultura de Palmas de Monte Alto (BA), Ednaldo Medrado Silva. O presidente do Tucanafro Brasil e assessor especial da Seppir, Juvenal Araújo, participou do encontro. Durante a reunião, foram feitas denúncias sobre conflitos agrários entre quilombolas e fazendeiros no município baiano.
Segundo o secretário de Palmas de Monte Alto (BA), dos 16 quilombos titulados na região, dois se encontram em situação extrema. “São as comunidades de Mari e Cedro, que correm riscos referentes à perda de território, com casos de alterações de documentos públicos e má-fé de autoridades locais”, afirmou.
“Além disso, há desmatamentos, extração irregular de areia, destruição do meio ambiente. Em outras comunidades, colocam empecilhos para que os quilombolas não tenham acesso à energia elétrica”, disse o Ednaldo.
Na ocasião, a presidente do Tucanafro Bahia, secretária Luislinda, solicitou que todos os documentos sejam encaminhados para a Ouvidoria da Seppir, a fim de acionar os órgãos competentes.
“Também queremos um retorno das comunidades referente a políticas públicas como o Programa Brasil Quilombola (PBQ), para sabermos como as ações chegam nos municípios. Com isso, evitamos que recursos disponibilizados pelo governo federal caiam em mãos erradas”, acrescentou a titular da Seppir.
*Com informações da Seppir