O Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) divulgou um vídeo em que faz comentários elogiosos a série “O sexo e as negas”, exibida na Rede Globo, de autoria de Miguel Falabella. O deputado defendeu o autor das críticas recebidas por integrantes do movimento negro, dizendo que a ficção contribui para o fim do racismo.
Antes mesmo de estrear, a série global já recebeu diversos comentários negativos pela estereotipização da mulher negra. Na ficção, quatro bonitas mulheres negras, uma camareira, uma recepcionista, uma desempregada e uma cozinheira atuam como protagonistas do que é, segundo o autor, uma adaptação da série americana Sex And The City.
Jean afirmou que a série “bem humorada, inteligente e incrível e que dá espaço para atrizes negras”. O político carioca diz que espera ansiosamente pela segunda temporada, que a série acaba por denunciar o racismo, que espera ansiosamente pela segunda temporada e que faltou “discernimento” aos críticos da série.
Para o Presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, falta discernimento é a Jean Wyllys. “Talvez ele tenha amizade com o autor e por isso esteja tentando inverter os fatos, mas isto não justifica. Estamos falando de algo sério que é o racismo, a representação do negro na mídia não é grande, e quando colocam negros como protagonistas desta forma, só estão indo em uma maré contrária do que estamos lutando. Queremos acabar com estes estereótipos,” opina.
Juvenal ainda completa dizendo que as falas de Jean Wyllys demonstram oportunismo e desconhecimento. “Quando ele diz que os negros estão sendo representados, só pode estar tendo uma visão totalmente equivocada do que está acontecendo. Não adianta representação se não é algo positivo. A série só serve para reforçar estigmas sexuais sobre a mulher negra, algo que elas lutam muito para desmistificar,” comenta.