A Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania, Luislinda Valois, e o assessor especial da pasta Juvenal Araújo se reuniram na manhã desta terça-feira (30) com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Desembargador Luiz Mendonça. A Secretária da SEPPIR viajou a Sergipe para uma série de visitas a órgãos públicos, com o objetivo de discutir os problemas da população negra no estado.
Um dos temas tratados no encontro com o Desembargador Luiz Mendonça – que estava acompanhado do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Ricardo Múcio – foi o número de homicídios de jovens negros em Sergipe. A Secretária Luislinda trouxe dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde, que demonstra que 80,4% de assassinatos de jovens em Sergipe são de afrodescendentes. “Em 2014 foram 822 jovens negros assassinados aqui, enquanto que o número de homicídios de brancos ficou em 62”, explicou.
O Presidente do TJSE se comprometeu a discutir os números com a área de segurança do estado de Sergipe. “Vamos conversar com o Secretário de Sergipe e levar esses números para uma verificação mais detalhada dos números apresentados, ressaltou o Desembargador Luiz Mendonça.
Durante o encontro, Luislinda Valois também demonstrou preocupação com a apreensão de objetos sagrados de religiões de matriz africana e tratou de possíveis repressões a casamentos nos terreiros de Sergipe, entre outros assuntos.
Fonte: Agência de Notícias do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe