Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Luislinda Valois e autor do Mapa da Violência discutem ações para reduzir homicídios de jovens negros

14 de julho de 2016
Email Share

mapadaviolenciaPreocupada com o genocídio da juventude negra, a secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luislinda Valois se reuniu com o sociólogo e pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, nesta quinta-feira (14/07). O encontro, ocorrido no gabinete da titular da Seppir, teve por objetivo discutir o alto índice de assassinatos de jovens brasileiros, especialmente negros.

Os dados estão disponíveis na série de estudos Mapa da Violência, de autoria do sociólogo. As publicações são realizadas por meio de parcerias entre a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e diversas instituições, entre elas, a Seppir.

“Com os estudos e relatórios, é possível tomar consciência da gravidade da situação, servindo de base para a elaboração de políticas públicas”, afirmou Jacobo.

Para a presidente do Tucanafro Bahia, secretária Luislinda o Brasil está matando o futuro. “São nossos jovens negros, pobres e de periferia que estão morrendo, sem perspectivas de vida, sem oportunidades”, disse.

Luislinda acrescentou que o racismo no Brasil persiste de forma “mascarada”, de forma a interferir nas condições de vida da população. “À medida que a sociedade vai mudando, o racismo também se modifica. Uma nova roupagem é utilizada, para fingir que nada está acontecendo, enquanto isso, nossos jovens morrem”, destacou.

Plano Juventude Viva:

O Plano é uma iniciativa do governo federal que atua na articulação e direcionamento de programas e ações específicas para os jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade para fomentar trajetórias de inclusão e autonomia, além de criar oportunidades de atuação dos jovens em ações de transformação da cultura de violência e reconhecimento da importância social da juventude.

Com a participação de 11 ministérios, o Juventude Viva é coordenado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), com a parceria de estados e municípios.

*Com informações da Seppir

Compartilhe!

Ad