A Secretária da Igualdade Racial e presidente do Tucanafro Bahia, Luislinda Valois, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (1/8) com o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Durante o encontro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, a secretária da SEPPIR falou das suas propostas à frente da pasta, e conversou com o Governador sobre parcerias para a implementação de políticas de promoção da igualdade racial no estado.
Uma das pautas do encontro foi a situação da juventude negra. A desembargadora Luislinda Valois propôs a Geraldo Alckmin parceria para a realização de diagnósticos locais e elaboração de um plano estadual, com metas para a redução de homicídios dos jovens negros da periferia paulistana. A titular da Seppir também solicitou o apoio do Governador para que a participação dos jovens na formulação de novas estratégias de enfrentamento da violência urbana fosse ampliada.
Durante a reunião, a Secretária Luislinda sugeriu ao Governador Alckmin a implementação do Programa de Enfrentamento ao Racismo Institucional no estado de São Paulo. O objetivo da Secretária da Seppir é que essa iniciativa seja implantada em todo o país, com medidas que revertam o racismo no âmbito das instituições, sejam elas públicas ou privadas. O número de casos de intolerância religiosa também foi abordado no encontro.
Em relação à pauta quilombola, Luislinda Valois tratou sobre a situação de processos de titulação e posse de territórios quilombolas e pediu o apoio do Governador de São Paulo para o fortalecimento das organizações e do empreendedorismo étnico das comunidades quilombolas no estado.
A inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino também foi tema da audiência entre a Secretária da SEPPIR e o Governador de São Paulo. A Lei 11.645 foi sancionada em 2008 e prevê o ensino de conteúdos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
*Com informações da Seppir