Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Manifesto de 164 professores de economia desconstrói tese de Dilma sobre economia

15 de outubro de 2014
Email Share

Foi divulgado na última terça-feira, 14, um manifesto que envolve estudos de professores de economia brasileiros e estrangeiros, e que tem por objetivo contestar afirmações que estão sendo veiculadas dentro da campanha da candidata do PT à presidência da república. O manifesto se divide em oito itens, entre eles, são questionados assuntos como o aumento da inflação durante a gestão do PT, a forma que o atual governo culpa a crise econômica mundial pelo desempenho ruim da economia do país, e como o governo petista assustou os investidores, comprometendo assim, o avanço econômico Brasileiro.

O manifesto dos professores de economia é fruto de uma discussão que invadiu as redes sociais nas últimas semanas, logo após um debate promovido pela Globo News, entre o atual ministro da fazenda, Guido Mantega e Armínio Fraga, nome que assumirá o ministério com a vitória de Aécio Neves para a presidência. Enquanto Mantega afirmava durante o debate que o Brasil atualmente tem uma economia saudável, Fraga dizia que a economia Brasileira está fraca e que o atual modelo econômico não apresenta índices de crescimento e mudança. O cenário retratado por Dilma Rousseff é simples de ser questionado por estudiosos, como foi o caso deste manifesto. “Sem investimento, o Brasil jamais retomará o seu caminho para o desenvolvimento. E sem desenvolvimento, os avanços sociais obtidos com muito sacrifício ao longo das últimas décadas sofrerão retrocessos.”

Um dos itens que mais chama a atenção ao longo do texto é a forma em que a inflação prejudica o avanço econômico do país. Segundo o estudo, em um cenário de inflação nas alturas e baixo crescimento econômico, como se encontra o Brasil, o desemprego deve bater a porta. Sendo assim, benefícios sociais, tão exaltados pelo atual mandato, serão colocados em risco. Na noite de ontem, 14, durante o debate dos presidenciáveis, na Band, Aécio Neves fez questão de afirmar qual é o seu posicionamento quanto ao momento atual da economia do país e que está preparado para a mudança. “Eu me preparei não para fazer um governo de um partido político, mas um governo que tire o Brasil da lanterna do crescimento econômico”.

Finalizando, um dos trechos do manifesto critica a forma que o atual governo usou a crise econômica mundial para camuflar erros de dentro do próprio país. “O Brasil tem sérios desafios pela frente e para enfrentá-los precisamos de um debate transparente e intelectualmente honesto. Ao usar de sua propaganda eleitoral e exposição na mídia para colocar a culpa pelo fraco desempenho econômico recente na conjuntura internacional, se eximindo da sua responsabilidade por escolhas equivocadas de políticas econômicas, o atual governo recorre a argumentos falaciosos.”

O manifesto completo você encontra em: https://sites.google.com/site/manifestoeconomistas/

Compartilhe!

Ad