Devido a série de acontecimentos recentes envolvendo racismo no esporte, o programa CQC, da emissora Bandeirantes, resolveu ir às ruas para testar o nível de racismo dos brasileiros.
O repórter Maurício Meirelles, acompanhado de dois atores, um branco e outro negro, testou a reação das pessoas em relação a uma mesma atitude realizada por cada um dos dois.
A dinâmica consistia em abrir um carro de luxo com um arame. A justificativa, para as pessoas que passassem próximas ao automóvel, seria que haviam esquecido a chave dentro do carro. Ambos estavam bem vestidos.
O resultado foi impressionante. No momento em que o branco tentava abrir o carro, as pessoas não desconfiavam e, em determinado momento, duas pessoas até pararam para ajudá-lo.
Quando o negro foi fazer o mesmo, a movimentação foi completamente diferente. Carros buzinaram, as pessoas começaram a encarar e, em pouco tempo, a polícia chegou para abordar o negro. Neste momento, o repórter do CQC desceu do carro de onde acompanhava a cena para explicar o quadro.
Para finalizar, os ator branco disse que teria uma vida fácil se quisesse ser ladrão. Já o negro deixou o recado: “Tire o racismo do caminho que eu vou passar com a minha cor”.