Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Memória: Há 113 anos, nascia a primeira deputada negra do Brasil

11 de julho de 2014
Email Share

antonietaNo dia 11 de julho de 1901, em Florianópolis (SC), nascia Antonieta de Barros, educadora e escritora, que foi a primeira mulher eleita como deputada na Assembleia Legislativa de seu Estado e a primeira negra no Brasil a assumir um mandato popular.

Normalista formada em 1921, fundou no ano seguinte o Curso “Antonieta de Barros”, com o objetivo de combater o analfabetismo, “impedindo de gente ser gente”, como dizia, comandando este instituto até o fim de sua vida.

Essa iniciativa foi um marco em sua carreira profissional e abriu-lhe novos horizontes: foi nomeada para a Escola Complementar anexa ao Grupo Escolar Lauro Muller, efetivada na cadeira de Português na Escola Normal Catarinense e professora de Português e Psicologia no Colégio Dias Velho,de onde, entre 1937 e 1945, foi diretora.

Enveredou pela literatura e jornalismo sob o pseudônima de Maria da Ilha, fundou e dirigiu o jornal A Semana (1922/27), foi diretora da revista quinzenal Vida Ilhoa (1930), escreveu artigos para jornais O Estado, Republica e o livro Farrapos de Idéias (1937).

Em 1931 começou a militar na política, sendo eleita deputada a Assembleia Estadual Constituinte, em 1935, pelo Partido Liberal Catarinense. No Congresso coube-lhe relatar o Capitulo de “Educação e Cultura” e “Funcionalismo”. Em 1947, candidatou-se pelo Partido Social Democrático; suplente, foi convocada para a 1ª legislativa (1947/51). Faleceu em Florianópolis a 28 de março de 1952.

Segundo Juvenal Araújo, Presidente do Tucanafro Brasil, o exemplo de Antonieta não foi suficiente para que tivéssemos, décadas depois, mais negros na política. “Como exemplo na atual legislatura, dos 513 deputados federais apenas 43 (8,5%) se autodeclaram pretos. Somos mais da metade da população, e já passou de termos esta mesma proporção de negros nos cargos do alto escalão da política,” diz.

*Com informações do site Criola

Compartilhe!

Ad