Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Menos de 2% dos magistrados se declaram negros no Brasil

18 de junho de 2014
Email Share

magistraturaSegundo números divulgados pelo Censo de Magistrados, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CJN), apenas 1,4% dos juízes, desembargadores e ministros declaram-se pretos no Brasil. Do restante, 14% se consideram pardos, 0,1% indígenas, e 84,5% brancos.

O universo da magistratura é também composto em sua maioria por homens. Segundo dados preliminares do Censo de Magistrados, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no final do ano passado, 64% dos magistrados são do sexo masculino e chegam a representar 82% dos ministros dos tribunais superiores.

O objetivo do estudo realizado foi identificar o perfil da magistratura brasileira, razão pela qual o questionário consultou os magistrados brasileiros sobre informações pessoais e profissionais. Dos 16.812 magistrados em atividade no País, 10.796 responderam ao questionário eletrônico proposto pelo CNJ, o que indica índice de resposta de 64%.

A Presidente do Tucanafro Bahia, Luislinda Valois, é uma das poucas representantes afrodescendentes no meio. A baiana foi a primeira juíza negra no Brasil, e conta que teve que vencer a rejeição e o enorme preconceito para alcançar o cargo. “Nós, negros, não temos padrinhos, nem mesmo as mesmas oportunidades que os brancos. É tudo mais difícil,” opinou. Atualmente, Luislinda é desembargadora.

Compartilhe!

Ad