Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Na segunda, Tucanafro irá homenagear parceiros da luta pela igualdade racial

12 de dezembro de 2014
Email Share

15337540546_a6b519bab1_zO Secretariado da Militância Negra do PSDB – Tucanafro Brasil realiza na próxima segunda-feira (15), às 19h30, na sede do PSDB-MG (Rua Ouro Preto, 846, Bairro Barro Preto) o último evento do ano para homenagear personalidades mineiras que se destacaram na atuação pela promoção da igualdade racial.

Em referência a Zumbi dos Palmares, grande símbolo da luta do povo negro, o objetivo da premiação é estimular a conscientização sobre o problema do racismo e engajar as pessoas em ações afirmativas.

O ano de 2014 foi marcado por inúmeros episódios envolvendo o preconceito racial que deixaram explícito que o Brasil ainda está longe de ter igualdade racial. Ainda assim, estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que a sociedade brasileira ainda nega a existência da discriminação e acredita no mito da democracia racial.

Os negros no Brasil recebem piores salários, têm pior acesso a serviços de saúde e educação e são as maiores vítimas da violência. Apesar do número de assassinato de negros ter aumentado quase 40% entre 2002 e 2014, não se vê nenhuma sinalização por parte do Governo Federal para que esta situação se reverta.

Segundo Juvenal Araújo, Presidente do Tucanafro Brasil, com personalidades públicas engajadas na luta pela igualdade racial tudo se torna mais fácil. “A ideia desta nossa homenagem é estimular as ações afirmativas, fazer com que essas lideranças prossigam com seus bons trabalhos a favor de uma sociedade mais igual e entendam a importância da conscientização sobre o problema.”

Juvenal ainda diz esperar que 2015 seja um ano diferente. “Nós, do PSDB, estaremos mobilizados para mudar esta realidade. É necessário a formulação de políticas eficientes, precisamos que a cultura afro-brasileira seja melhor aplicada nas escolas, e vamos em busca destes propósitos”, finaliza.

Para o evento, estarão presentes deputados estaduais e federais do PSDB, além da Presidente do Tucanafro Bahia, Luislinda Valois, a primeira juíza negra do Brasil. Luislinda, que atualmente é desembargadora, fará uma palestra sobre a situação da mulher negra no país.

Compartilhe!

Ad