Dentre todas as frases ditas por Dilma, incluindo até mesmo aquelas mais confusas que ficaram bastante conhecidas nas redes sociais, uma delas me marcou mais, que foi dita em 2014, período que antecedeu o período das eleições. Ela disse com todas as letras: “Nós podemos fazer o diabo quando é a hora da eleição”. E de fato levaram esse lema ao pé da letra durante toda a campanha.
Dilma e o PT esconderam a real situação do Brasil, maquiaram as contas públicas e fizeram um estelionato eleitoral. Foram incontáveis mentiras. Após ficarem 12 anos no poder, tiveram a audácia de se fazerem de vítimas, ora culpando a mídia, ora os empresários. Logo eles, que tiveram o maior tempo televisivo na propaganda e que tiveram a campanha mais rica entre os todos os presidenciáveis.
O discurso ia se esticando, patrocinados por milhões – quem sabe bilhões – de reais desviados de esquemas de corrupção, e a credibilidade do governo foi ruindo, dia após dia, mais e mais. A situação então tornou-se insustentável, com nossa economia deteriorando-se cada vez mais.
Dilma e Lula, por outro lado, ao invés de reconhecerem erros, mudarem a postura, continuaram transferindo responsabilidades. Tiveram a audácia de responsabilizar a oposição pela péssima gestão da economia, como se não tivéssemos alertado já há algum bom tempo sobre sua péssima condução.
Vimos que o partido que pediu impeachment de Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique agora chama impeachment de golpe. Têm afinidades com ditadores e ideologias fracassadas, que levaram outros países ao total declínio, como no caso da Venezuela, por exemplo. São completamente autocráticos, porque de fato acham que somente eles, e ninguém mais, poderiam governar. E para que isso ocorresse, fizeram de tudo, passaram por cima da lei e do bom senso pelo poder.
Lamentamos muito, Dilma e Lula, que tenham chegado a este ponto. Por mais que sempre tenhamos sido adversários, um fracasso retumbante como o que tiveram respinga em todos, sem exceção, e entristece a todos. Porque dói em todo mundo ver a violência aumentando, a renda diminuindo, a pobreza voltando a aumentar.
No discurso dessa segunda-feira (29), Dilma não trouxe nada de novo, negando a autoria de crimes que de fato foram cometidos e que desencadearam a recessão que nos encontramos. Nos próximos dias, os 81 senadores irão decidir o futuro da nação. E pelos fatos já apresentados, fica claro que o caminho a ser seguido é mesmo o do impeachment, a melhor saída encontrada no momento para que a vida dos brasileiros pare de piorar, com vinha acontecendo nos últimos anos com Dilma no poder.
Não há celebração e nem comemoração por este momento. Mas há um aprendizado: não vale tudo para se ganhar uma eleição. A gente colhe o que planta, e só teremos um país melhor praticando bons princípios como políticos. A democracia se fortalece com a devida punição aos que jogaram sujo.