Todos os Presidentes Estaduais do Tucanafro estiveram reunidos hoje (13) em Brasília para participação do seminário “O negro pensa o Brasil” para rememorar os 126 anos da Abolição da Escravatura, a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil.
Os líderes da Militância Negra do PSDB em todo Brasil ressaltaram que, após tantos anos, negros ainda sofrem o reflexo da opressão sofrida, pois ainda não têm as mesmas oportunidades que os brancos.
Para todos os presentes, esta não é uma data para ser comemorada. “Temos em mente que esta data serve para reflexão. Mesmo após tantos anos, a situação sócio-econômica do negro evidencia o porquê dele não ter muitos motivos para comemorar. Temos piores salários, somos as maiores vítimas de violência e não temos as mesmas oportunidades. Isso precisa mudar”, avalia o Presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo.
O seminário, que teve início pela manhã de hoje, teve início com uma palestra de Cléver Machado, Especialista em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Igualdade Racial, que argumentou para os presentes formas de atuação a favor da igualdade.
Após a palestra, os membros do Tucanafro se reuniram com o Senador Aécio Neves, que reforçou a importância do segmento para o partido e para sociedade. Enquanto Governador de Minas Gerais realizou várias ações a favor deste povo – como criação de cotas raciais em universidades e programa de alfabetização para comunidades quilombolas, disse que pretende valorizar as demandas do Tucanafro.
Após a reunião com Aécio, os Presidentes do Tucanafro discutiram a organização do Congresso Nacional do Secretariado que será realizado no dia 13 de junho, em São Paulo.