É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros. Luiza morreu na manhã de hoje (12/07), vítima de um câncer no pulmão, contra o qual lutava havia meses.
Titular da Secretaria da Igualdade Racial (Seppir) durante 2011 e 2014, Luiza Bairros deixou diversas contribuições para a população negra. Durante sua passagem pelo governo federal, ela foi responsável por criar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), cujo objetivo é implementar políticas públicas voltadas a proporcionar aos negros igualdade de oportunidades e instâncias de combate à discriminação e à intolerância.
Também em sua gestão a frente da Seppir ocorreu a efetivação de políticas de ações afirmativas (cotas). Uma delas,estabelecida pela Lei n° 12.711/2012, garantiu o acesso ao ensino superior a mais de 150 mil estudantes negros em todo o país. As universidades públicas federais e os institutos federais de educação superior ganharam em diversidade e em qualidade, com destaque para as boas notas dos alunos cotistas e o baixo índice de desistência dos cursos frequentados por estes alunos.
Hoje, perdemos uma das principais personalidades brasileiras da luta contra o racismo. A ex-ministra Luiza Bairros deixará um legado que irá proporcionar forças para que futuras gerações do país avancem mais no campo da luta por igualdade racial. Ficam os nossos sentimentos a todos os familiares e pessoas próximas de Luiza. Que Deus conforte todos vocês.
Juvenal Araújo
Presidente do Tucanafro Brasil