Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

O ex-governador de SP e um dos fundadores do PSDB, Franco Montoro completaria 100 anos nesta quinta-feira (14/07)

14 de julho de 2016
Email Share
Franco Montoro, Fernando Henrique e Mário Covas Jr, levantam o "Tucano" símbolo do novo partido.

Franco Montoro, Fernando Henrique e Mário Covas, levantam o “Tucano”, símbolo do partido.

Um dos fundadores do PSDB e ex-governador de São Paulo, André Franco Montoro nasceu há 100 anos, no dia 14 de julho de 1916, em São Paulo. Ao longo dos mais de 50 anos prestados a carreira política, Montoro foi uma das figuras mais emblemáticas na luta pela redemocratização do Brasil.

Franco Montoro foi fundamental para o fim da ditadura militar, em 1985. Isso porque como governador de São Paulo, entre 1983 e 1987, ajudou a organizar e articular o comício “Diretas Já”, no Vale do Anhangabaú, em 1984, que foi crucial para a queda do regime.

Além disso, como governador, Franco Montoro criou Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN). Na época, a fundação do núcleo foi um marco de uma nova forma de atuação no combate ao racismo.

Para Juvenal Araújo, presidente do Tucanafro Brasil, o ex-governador de São Paulo foi um incansável atuante da democracia brasileira e também da causa negra. “Cem anos após seu nascimento, Franco Montoro ainda continua sendo um exemplo para todos brasileiros. Há mais de 30 anos, quando os negros tinham pouco espaço no poder público, Montoro, com seu olhar sensibilizado, foi o grande encarregado de introduzir a população preta no debate político, deixando um legado para toda comunidade afrodescendente do Brasil”, concluiu o assessor especial da Seppir.

Nascido em 14 de julho, Dia da Queda da Bastilha, André Franco Montoro faleceu em 16 de julho de 1999, de parada cardíaca, após sofrer um infarto no dia do seu aniversário de 83 anos no aeroporto de Guarulhos, que hoje leva seu nome. Seu centenário também está sendo comemorado com uma exposição no Memorial da América Latina, em São Paulo. Com entrada gratuita, a exposição, que conta com fotos, depoimentos, jornais e registros audiovisuais, vai até o dia 17 de julho.

CONSELHO ESTADUAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA (CPDCN):

Criado em 1984 pelo ex-governador de São Paulo e um dos fundadores do PSDB, Franco Montoro o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra é uma instância de natureza participativa da sociedade civil que atua na preservação do patrimônio negro, na indicação e formulação de políticas afirmativas e reparação história, além de combater os casos de discriminação e racismo.

São atribuições do Conselho assessorar o Poder Executivo, emitindo pareceres e acompanhando a elaboração e execução de programas do Governo de São Paulo, nos âmbitos federal, estadual e municipal, em questões relativas à comunidade negra, com objetivo de defender seus direitos e interesses, além de desenvolver pesquisas e debates relativas à problemática da comunidade negra.

Compartilhe!

Ad