Em 25 de junho de 1988, surgia no Brasil, com o objetivo de realizar uma política mais próxima da população e inspirar maior esperança dos eleitores, o Partido da Social Democracria Brasileira – PSDB. 26 anos após sua fundação, os tucanos veem um vasto legado de benefícios ao país ao longo de sua história.
O PSDB é um partido que já nasceu grande. Poucos meses após sua fundação, elegeu 18 prefeitos, inclusive de Belo Horizonte. O tempo foi passando e o PSDB foi ganhando mais força.
O enfrentamento das desigualdades sociais e a modernização da economia e das instituições são algumas das marcas tucanas à frente do governo federal. Em 2014, o Plano Real completa 20 anos.
Para Juvenal Araújo, a história mostra que os tucanos são os responsáveis pelas maiores mudanças do Brasil nos últimos anos. “Sabemos da importância do Plano Real e do combate à inflação para o crescimento econômico que tivemos. Além disso, precisamos ressaltar a criação de programas sociais que diminuíram a desigualdade e nos trouxe enormes avanços. A eficiência é uma marca dos governos deste partido”, disse.
Oposição
Ao assumirem o poder, em 2003, os petistas rasgaram o histórico discurso radical e mantiveram as linhas mestras da política econômica que tanto criticavam no passado. Além disso, reuniram programas sociais implementados por FHC sob o nome de Bolsa Família, em mais uma prova de que receberam uma herança bendita. No entanto, não foram capazes de manter o país no rumo do desenvolvimento ao longo do tempo.
Desde 2003, o partido se tornou a principal força de oposição do país, alertando para sucessivos malfeitos das gestões petistas e apontando caminhos para os principais desafios nacionais. A força tucana é comprovada pelos números das urnas: nas últimas eleições, por exemplo, foram oito governadores vitoriosos – inclusive em estados como São Paulo e Minas Gerais. Também foram eleitos mais de 700 prefeitos país afora. No Congresso, o PSDB tem 11 senadores e 44 deputados federais em exercício. Ética, responsabilidade e gestão eficaz são algumas das marcas do partido ao longo de sua história.
Para Juvenal Araújo, o PSDB tem nomes políticos com a capacidade necessária para atender as novas aspirações do povo brasileiro. “Política se faz com sensibilidade, talento e seriedade. Nomes como Aécio, FHC, Alckmin, Pimenta e outros comprovam que os homens desta legenda têm mais competência e compromisso com a ética”, finaliza.
*Com informações do Portal do PSDB na Câmara