O Presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, se reuniu nesta terça-feira (01) com integrantes de partidos aliados em Minas Gerais para articularem a realização de um evento suprapartidário da causa negra no estado.
Foi definida a realização, ainda para o mês de julho, do evento que tem o objetivo de unir todas as demandas, mesmo de partidos que estejam em situação oposta, para que todos os pontos sejam apontados para melhorias das condições de vida do negro no Estado.
Segundo o Presidente do Tucanafro, o encontro servirá para reforçar o interesse de todos os apoiadores da causa. “Unindo todos os partidos neste mesmo propósito, esperamos mostrar que o principal objetivo, realmente, é atuar pela igualdade. A meta é conscientizar mais pessoas sobre o problema para termos melhores resultados.
Os encontros entre os militantes mais uma vez reforçou o objetivo de inclusão do negro na política. Mesmo sendo mais da metade da população brasileira, a presença dos afrodescendentes nos cargos públicos é mínima.
Segundo o Censo de 2010, os negros e pardos são minoria no Congresso Nacional, representando menos de 10% do total de deputados federais. Dos 513 deputados federais, somente 43 se reconhecem como negros. Dos 81 senadores, apenas dois são negros ou pardos.