A Presidente do Tucanafro Bahia e candidata a deputada federal, Luislinda Valois, realiza, amanhã, às 10h30, o pré-lançamento do seu livro “Negros Pensadores do Brasil”, na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador. Filha de um vaqueiro e de uma costureira e neta de escravo, Luislinda tem uma das maiores histórias de superação entre as pessoas que alcançaram cargos de alto escalão no Brasil.
Atualmente como desembargadora, ainda criança, ouviu, do seu próprio professor, que deveria “deixar de estudar e aprender a fazer feijoada para cozinhar na casa dos brancos”. Com personalidade forte desde sempre, não deixou-se abater e usou este episódio como um combustível para os estudos e trabalho.
Luislinda estudou teatro e filosofia antes de se formar em Direito, foi procuradora-geral do DNER (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e, posteriormente, passou em primeiro lugar num concurso para a Advocacia Geral da União.
Tornou-se juíza em 1984, sendo autora da primeira sentença de condenação por racismo no país em 1993. Criou, em 2003, o projeto Balcão de Justiça e Cidadania, para resolução de conflitos em áreas pobres de Salvador.
Em 2009, publicou o livro “O negro no século XXI” e, em 2011, foi promovida a desembargadora titular do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Ao longo da carreira pública, recebeu diversos prêmios. Juvenal Araújo, Presidente do Tucanafro Brasil, estará presente no evento de lançamento. “A Luislinda é um exemplo e inspiração para todos nós que somos negros e aspiramos igualdade e sucesso. É uma grande guerreira de nossa causa, e por ter vivido na pele tudo que acontece com os negros, luta arduamente contra o preconceito,” diz.