Filie-se
PSDB – Tucanafro
PSDB – Tucanafro

Presidente do Tucanafro RS projeta um governo voltado para a Inclusão Social e Educação

25 de setembro de 2014
Email Share

gabrielaNascida em condições humildes e criada pela mãe e avó, Gabriela Cruz, hoje candidata a Deputada Estadual pelo Rio Grande do Sul, não deixou que suas origens limitadas impedissem o seu crescimento profissional e pessoal. Formou-se em Serviço Social e se especializou em educação, e atualmente ajuda nos projetos que desenvolve a favor das desigualdades sociais, visando a inclusão social.

Em decorrência dessa formação, Gabriela foi recentemente assessora técnica do Departamento de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Viamão. Hoje, atua como diretora de saúde do homem de todas as etnias no Instituto Nacional da Próstata, local em que também exerce o papel de professora, ministrando cursos de capacitação profissional na área de saúde.

Na linha de integração social, Gabriela milita e exerce a função de Presidente do Tucanafro RS, sendo a fundadora do secretariado no Estado e presidente desde 2008. Antes de tomar este passo, a assistente social foi membro do Conselho da Comunidade Negra do Estado (Codene) e esteve presente no processo de criação da Coordenadoria da Igualdade Racial durante o Governo Yeda Crusius.

Como coordenadora do Programa Estruturante Emancipar, desenvolvido para combater a pobreza e gerar melhores condições para o cidadão, Gabriela conseguiu atingir 75 municípios em risco de vulnerabilidade social. Além dos objetivos estabelecidos pelo programa, sempre agregou as iniciativas que dizem respeito a sua carreira, como a assistência social, saúde e implantação de políticas públicas de igualdade racial.

“A luta não é só do negro, é de todos nós! Baseada neste lema tenho a convicção de que na vida pública devemos desenvolver políticas diferenciadas para assegurar direitos iguais a todos”, disse.

Embora a luta contra o racismo seja uma das bandeiras de mais destaque da campanha da candidata, a assistência para com as crianças e adolescentes também tem atenção, sobretudo, no quesito educacional. O amparo a essa classe foi aprimorado por Gabriela quando ela foi Diretora de Qualificação Profissional e Cidadania da Fundação de Proteção Especial, trabalhando com acolhimento de cidadãos em situação de abandono.

Compartilhe!

Ad