O presidente do Tucanafro Brasil, Juvenal Araújo, esteve na última quarta-feira (21) em reunião com Adair Oliveira, líder comunitário na região nordeste de Belo Horizonte, para pensar em pautas e projetos para atuação do secretariado na região.
Ao todo, Adair é líder de sete comunidades: Vila Huimatá, Santa Rosa, Aldeia, Escadão, Vila Real, Bananal e Cachoeirinha. Adair tem trabalho voltado para cultura e lazer e demonstrou interesse em que seja criado o Tucanafro na região.
Juvenal, ao apresentar o trabalho do secretariado, comentou a situação do negro no país. Os 126 anos do fim da escravidão ainda não deixaram o afrodescendente em condição de igualdade com o branco, e o Tucanafro visa, com o apoio da população, propor planos, projetos e programas para combater o racismo, inserindo e melhorando as condições políticas, econômicas e sociais dos negros no Brasil.
Outros objetivos firmados pelo Tucanafro é o empoderamento de lideranças em diversas localidades e a conscientização sobre a doença falciforme. “Este tipo de doença é muito comum entre a população negra e há carência de informações sobre o problema. Há alguns casos que a doença nem é descoberta. Contamos com a ajuda do Adair aqui na comunidade para difundir ações que consideramos importantes para o nosso povo”, afirma o presidente do Tucanafro Brasil.
A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil e apresenta já nos primeiros anos de vida manifestações clínicas importantes, o que representa um sério problema de saúde pública no país.